A Verdade sobre o Fim

Apocalipse 2:12 – Carta a Pérgamo (parte 2)

E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Apocalipse 2:12
Ao mensageiro, ao pastor, ao pregador, ao ministro que está na condição de Pérgamo escreve...
João está escrevendo e os mensageiros é que tem a responsabilidade de apresentar ao povo, quem está falando não é alguém que desconhece a condição da igreja, é alguém que é testemunha ocular.
Cristo é visto por João que descreve: “Eu quando o vi, caí a seus pés como morto; ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: não temas; eu sou o primeiro e o último; Apoc. 1:17
E ainda: Escreve as coisas que tem visto, as que são, e as que depois destas hão de acontecer”.
Então, quem está apresentando o assunto é o Senhor Jesus Cristo, Ele é a testemunha e Ele conhece toda a história, o que Ele está dizendo é aquilo que apresenta no que João na sua época tem visto, aquilo que é e as que futuramente vão acontecer.
Temos sempre uma aplicação passada, para poder entender o futuro e uma aplicação presente para que possamos consolidar tanto o presente quanto o futuro.
Verso 12 ainda: “Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios”...
Quem diz isso é aquele que tem a palavra de Deus, a espada aguda é a palavra, é a bíblia tem “dois fios”.
Aqui Cristo se identifica como aquele que tem a verdade, mas aquele que tem a verdade ancorada no velho e no novo testamento, esta espada aguda que é a bíblia, tem dois lados que cortam, novo e velho testamento, não há um mais importante que o outro.
 O velho testamento é a raiz desta árvore cujas folhas são para a saúde, para a cura das nações e o novo testamento, são os frutos que são gerados, porém esses frutos dependem da raiz que foi apresentada inicialmente.
Então, em primeiro lugar, temos uma identificação clara, como uma lição a todos nós.
Precisamos da bíblia, do novo e do velho testamento, porque a condição de Pérgamo é uma condição terrível contra a palavra de Deus e este é o problema da condição de Pérgamo, esta é uma condição onde milhares de cristãos estão, pois necessitam urgentemente Daquele que tem a espada aguda de dois fios, necessitam urgentemente compreender a validade do velho testamento e  do novo testamento, necessitam urgentemente entender o papel na lei e na vida do cristão, e entender o papel da graça na vida do cristão.
Hoje, o mundo cristão se divide entre aqueles que defendem a lei e aqueles que defendem a graça.
Cristo está mostrando que tanto um como outro são necessários no plano da redenção, a lei e os profetas, (o velho testamento) tem o seu papel, a graça e o sacrifício de Cristo tem o seu papel (novo testamento), um depende do outro.
“Eu sei as tuas obras e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita”.
 A lição inicial é: primeiro lugar, eu sei as tuas obras.
Cristo está mostrando em primeiro lugar que sabe as tuas obras e sabe onde você habita, que é onde está o trono de Satanás.
Como quem diz: Eu sei que vocês são atacados violentamente com as doutrinas de Babilônia; o ano 323 que marca o inicio de Pérgamo tem, já dois anos depois, no ano 325, Constantino fazendo o pior ataque que se poderia fazer à igreja, logo depois que a igreja de Roma matou muitas pessoas, nós encontramos um ataque agora disfarçado, mais violento.
Constantino, um imperador pagão romano, simplesmente agora procura conciliar o cristianismo com o paganismo, e como ele fará isso? Paganizando o cristianismo.
 A palavra de Deus agora será interpretada de forma diferente, o inimigo que no passado queimou bíblias, agora vai fazer um ataque diferente, mais sutil.
Antes eles proibiam os cristãos de ter bíblias, até porque os cristãos não tinham facilidade de ter bíblias no inicio da história, mas agora vão surgir as doutrinas contrárias a palavra de Deus, porém disfarçadas de cristianismo.
(Continua no próximo estudo.)
Deus seja contigo!
Para ver este material em vídeo por favor acesse:
https://youtu.be/NfvPj-pMRUc
Lembre-se. De graça recebeste, de graça dai. Então:
Comente, curta, COMPARTILHE!
YouTube - https://www.youtube.com/user/averdadesobreofim
Página Oficial - http://www.averdadesobreofim.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/averdadesobreofim/
Instagram - https://www.instagram.com/averdadesobreofim/?hl=pt-br

whatsapp