A Verdade sobre o Fim

Apocalipse 2:8 e 9 – Carta a Esmirna (Parte 1)

"Ao anjo da igreja em Esmirna escreve: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver." – Apocalipse 2:8.
Como Jesus tem feito ao longo de suas cartas, Ele aqui se identifica falando à igreja de Esmirna.
Esmirna significa perfume ou mirra, e porque Ele se apresentaria como aquele que foi morto e reviveu? Na carta a Éfeso se apresenta como Aquele que tem na sua destra as 7 estrelas que anda no meio dos 7 castiçais de ouro.
Jesus se identifica como uma testemunha daquilo que a igreja está passando mostrando que Ele próprio  passou por isto também.
Então identifica-se aqui também como Eu sou o Primeiro e o Último, como quem diz: Eu sei todas as coisas, eu presenciei todas as coisas, eu conheço todas elas do fim ao começo, mas aquilo que é extremamente importante para a igreja.
Eu passei pelas experiências que vocês passaram e vão passar também.Note  que Ele se apresenta como aquele que foi morto e reviveu por que esta é a condição, esta é a situação que a igreja na condição de Esmirna vai enfrentar.
Mais à frente Ele dirá: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2:10, Ou seja, se apresenta como alguém que passa pelo que eles mesmos passaram, isto é um consolo obviamente.
Apocalipse 2:9 - Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Eu sei as tuas obras... obviamente numa época em que a igreja estaria sendo perseguida como nunca, uma vez que a igreja de Esmirna vive no período do ano 100 ao ano 323, que foi o período que a igreja sofre a maior perseguição até então, e muitos morreram, Ele se apresenta não só como foi morto e reviveu mas garantindo que eu conhece as obras, que sabe da perseguição e a morte de muitos dos seus irmãos, e que está sendo movida exatamente a igreja tem trabalhado pelo evangelho.
A tribulação que vocês tem passado eu conheço todas e sei que vocês tem sofrido, conheço a pobreza de vocês e note que interessante, numa época em que vivemos onde se prega a teologia da prosperidade Jesus está falando que a igreja perseguida, a igreja que teria os seus mártires, é uma igreja que seria pobre.
Algo tem que estar errado com este evangelho da prosperidade sendo pregado.Não é difícil entender isso.
Mas Ele diz mais: Mas tu és rico... como pode uma igreja ser pobre e ao mesmo tempo ser rica?
Pobre em bens materiais, mas rica espiritualmente, rica na fé. Veja que no primeiro sermão que é o sermão das bem-aventuranças no capítulo 5 do livro de Mateus, encontramos exatamente isto.
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque dele é o reino dos céus.Estes pobres de espírito são aqueles que são humildes, humildes a ponto de reconhecer que precisam melhorar.
A humildade é a primeira característica de uma igreja ou de uma pessoa que quer de fato servir a Deus, e Cristo apresenta esta realidade para consolar a igreja.
Mas tu és rico, porque por que quanto mais você se sente pobre espiritualmente mais rico em fé possivelmente você vai estar.Não são aqueles que se acham bem espiritualmente que são os que estão forte.
Por vezes perguntamos ao que se dizem cristãos: Como vai a sua fé, e ouvimos. Minha fé está boa, eu tenho muita fé.É muito perigoso este tipo de afirmação. Na verdade quanto mais nos aproximamos de Cristo menos fé nós achamos que temos, menos disposição para achar que estamos bem.
(continua no próximo estudo)
Deus seja contigo!
Para ver este material em vídeo por favor acesse:
https://youtu.be/fD6EXZ0AAmo
Lembre-se. De graça recebeste, de graça dai. Então:
Comente, curta, COMPARTILHE!
YouTube - https://www.youtube.com/user/averdadesobreofim
Página Oficial - http://www.averdadesobreofim.com.br/
Facebook - https://www.facebook.com/averdadesobreofim/
Instagram - https://www.instagram.com/averdadesobreofim/?hl=pt-br

whatsapp