Estudos

As Trombetas do Apocalipse

1. O que os sete anjos receberam? Apocalipse 8:2

Então, vi os sete anjos que se acham em pé diante de Deus, e lhes foram dadas sete trombetas.

2. No tempo em que os anjos estiverem para tocar as trombetas, o que o povo de Deus estará fazendo? Apocalipse 8:3

Veio outro anjo e ficou em pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santo sobre o altar de ouro que se acha diante do trono.

No tempo em que as trombetas estiverem tocando, será necessária muita oração por parte do povo de Deus, pois terríveis calamidades atacarão o nosso planeta.

3. O que acontece ao ser tocada a trombeta do primeiro anjo? Apocalipse 8:7

E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.

Saraiva é uma chuva de pedras, mas as pedras descritas no versículo 7 são pedras que ardemem fogo. Essaspedras são conhecidas cientificamente como meteoritos, que ao atingirem a atmosfera da Terra são incendiadas. Haverá uma grande chuva de meteoros e, por consequência dela, será queimada a terça parte da terra, das árvores, e toda a erva verde.

4. O que acontece ao ser tocada a trombeta do segundo anjo? Apocalipse 8:8-9

E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.

E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.

Um asteroide impactará o mar. Por ocasião do impacto, uma grande parte das águas ficaria sem oxigênio, causando a morte de milhares de animais marinhos e plantas marinhas. O ambiente sem oxigênio favorece a proliferação das algas vermelhas, que crescem exatamente em ambientes como esse. Assim, em pouco tempo, o mar, visto de cima, teria a cor vermelha como o sangue. Segundo estudos científicos, se um asteroide de10 kmde diâmetro atingisse o centro do Oceano Atlântico criaria uma onda de5 kmde altura, chegando ao litoral com cerca de500 mde altura, varrendo tudo que encontrasse pela frente e avançando até200 kmem direção ao interior do continente. Será um desastre calamitoso!

5. O que acontece ao ser tocada a trombeta do terceiro anjo? Apocalipse 8:10-11

E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.

E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.

Uma estrela que arde como uma tocha. O que é uma tocha? Uma tocha tem um ponto de brilho maior na sua base, onde está o combustível, e forma uma calda a partir daí. Isso é o que os cientistas chamam de cometa. As fontes das águas encontram-se nos continentes, portanto, João vê um cometa atingindo um dos continentes do nosso planeta. Ao impactar a Terra, esse cometa liberará um volume muito grande de energia radioativa, fazendo com que os lençóis freáticos (fontes das águas) se contaminem. Isso faria com que as águas ficassem venenosas. Obs.: Absinto significa veneno.

6. Por que Deus permitirá que essas tão grandes calamidades atinjam a Terra, e por que os homens beberão águas venenosas? Jeremias 9:13, 15

Respondeu o Senhor: Porque deixaram a minha lei, que pus perante eles, e não deram ouvidos ao que eu disse, nem andaram nela. …Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que alimentarei este povo com absinto e lhe darei a beber água venenosa.

Quando os homens invalidarem a lei de Deus através de leis humanas, Deus permitirá que essas calamidades atinjam o nosso planeta e permitirá que os habitantes dele bebam águas venenosas.

7. O que acontece ao ser tocada a trombeta do quarto anjo? Apocalipse 8:12

O quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, da lua, e das estrelas, para que a terça parte deles se escurecesse e, na sua terça parte, não brilhasse, tanto o dia como também a noite.

Pelo impacto do cometa no continente, a Terra receberá uma pressão muito grande. O núcleo da Terra é formado por rocha derretida, o que chamamos de lava. Essa pressão precisaria ser liberada por algum orifício. Nosso planeta possui muitos orifícios chamados de vulcões. Os vulcões do planeta entrariam em erupção liberando uma poeira negra, chamada de poeira vulcânica, fazendo com que o sol, a lua e as estrelas não brilhassem durante tempo prolongado nos arredores dos vulcões.

8. O verdadeiro povo de Deus será atingido por estas pragas? Salmos 91:10

Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará a tua tenda.

9. O que ocorrerá na quinta trombeta?  Apocalipse 9:1-2

E o quinto anjo tocou a sua trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo.

E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço, como a fumaça de uma grande fornalha, e com a fumaça do poço escureceu-se o sol e o ar.

10. Quem subirá do abismo no tempo da quinta trombeta? Apocalipse 17:8

A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição.

Se a besta do Apocalipse só reaparecerá no tempo da quinta trombeta, isso significa que as quatro primeiras calamidades ocorrerão ainda antes do reaparecimento do papa. Precisamos nos preparar, pois este evento está próximo.

Compromisso de fé:

(    ) Desejo fazer parte do povo de Deus para ser protegido no tempo das trombetas

(    ) Quero dedicar mais tempo da minha vida para me preparar para o céu.