Estudos

O Selo de Deus x A Marca da Besta

Verso Áureo: “Se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão, também esse beberá do vinho da cólera de Deus, preparado, sem mistura, do cálice da sua ira”. (Apocalipse 14:9-10)

1.  Quais são as características especiais daqueles que são apresentados na mensagem do Terceiro Anjo em contraste com os adoradores da besta e da sua imagem?

Apocalipse 14: 12

Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.

Aqueles que são fiéis aos Dez Mandamentos de Deus são apresentados em contraste com aqueles que adoram a besta. Isso significa que o combate será entre a lei de Deus e a lei da besta (ou dos homens).

2. Que mudança ousada o profeta Daniel que seria feita pela besta na Lei de Deus?

Daniel 7: 25

Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.

A Palavra de Deus nos revela que o poder papal mudaria a Lei de Deus e o combate final envolverá aqueles que não aceitam a mudança e decidem ser fiéis a Deus contra os que aceitam a mudança e querem impô-la.

3. Compare os Dez Mandamentos segundo a Bíblia e os Dez Mandamentos segundo o catecismo católico e veja qual deles foi “mudado”:

 

O papado retirou o segundo mandamento da Lei de Deus, o qual ensina não adorar imagens, alegando que já está incluído no primeiro; e o quarto mandamento foi mudado de “sábado” para “domingo”. Note que Daniel havia dito que seria feita uma mudança ousada na Lei de Deis. O mandamento mudado foi o que ordena a guarda do sábado como dia de repouso.

4. O que os adoradores da besta e da sua imagem não têm?

Apocalipse 14:11

A fumaça do seu tormento sobe pelos séculos dos séculos, e não têm descanso algum, nem de dia nem de noite, os adoradores da besta e da sua imagem e quem quer que receba a marca do seu nome.

5. Qual é o descanso que os adoradores da besta e da sua imagem não têm?

Hebreus 4: 4, 10

Porque, em certo lugar, assim disse, no tocante ao sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as obras que fizera.

Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.

O dia de descanso é o sábado, logo os desobedientes que não guardam o sábado não terão o privilégio de ter este repouso.

6. O que a besta diz ser a sua marca de autoridade?

“O domingo é a marca de nossa autoridade. A Igreja [Católica] está acima da Bíblia e a transferência da prática do descanso sabático é a prova desse fato”. The Catholic Record, 1 de setembro de 1923.

“A observância do domingo pelos prostestantes [evangélicos] é um respeito que eles demonstram, a despeito de si próprios, à autoridade da Igreja (Católica)”. Plain Talk About the Protestantism of Today, do Monsenhor Segur, p. 123

“Mas a mente dos protestantes não parece compreender isso. Observando o domingo…estão aceitando as autoridade do porta-voz da Igreja, o papa”. Our Sunday Visitor, Catholic weekly, 5 de fevereiro de 1950

O papado considera como seu sinal de autoridade a mudança do sábado do quarto mandamento (Êxodo 20) para o domingo. Será imposta uma lei de observância do domingo nos Estados Unidos da América e posteriormente no mundo (Apocalipse 13: 11-17), e todos serão obrigados a guardarem o domingo como um sinal da autoridade do Papa.

7. Se o sinal da besta é a guarda do domingo, qual seria o sinal de Deus?

Ezequiel 20: 12,20

Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.

Santificai os meus sábados, pois servindo de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, vosso Deus.

O Sábado foi dado desde a criação do mundo para ser o humano (Ver Gênesis 2: 1-3), foi guardado por Abraão (Gênesis 26:5), e foi dado como um conserto perpétuo (para sempre) entre Deus e Seu povo (Êxodo 31: 16-17).

8. Os que têm o sinal de Deus serão atingidos pelas pragas finais?

Ezequiel 9: 6

Apocalipse 9:4

Matai a velhos, a moços e a virgens, a crianças e a mulheres, até exterminá-los; mas a todo homem que tiver o sinal não vos chegueis; começai pelo meu Santuário.  

E foi-lhes dito que não causassem dano à erva da terra, nem a qualquer coisa verdade, nem a árvore alguma e tão-somente aos homens que não tem o sinal de Deus sobre a fronte.

9. O que a besta de dois chifres semelhante ao cordeiro faria?

Apocalipse 13: 16-17

Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.

Complemente este assunto clicando no link abaixo:

A Imagem da Besta e a Marca da Besta