Estudos

O Santuário Terrestre

1. Como será o povo peculiar de Deus na Terra pouco antes da volta de Jesus?

Apocalipse: 14: 1, 4 e 5

Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai.

São estes os que não se macularam com mulheres, porque são castos. São eles os seguidores do Cordeiro por onde quer que vá. São os que foram redimidos dentre os homens, primícias para Deus e para o Cordeiro; e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.

O povo de Deus que viverá nos últimos dias será um povo santo, separado da corrupção do mundo, e serão testemunhas vivas do poder transformador de Deus.

2. O que representa o símbolo “mulher” na profecia?

Efésios 5: 22-25

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela.

Mulher, na Palavra de Deus, é símbolo de Igreja. Uma mulher pura significa uma igreja pura. Uma mulher prostituta significa uma igreja corrompida, que traiu a Cristo.

3. Quem é a casa de Cristo e como esta casa deve ser estabelecida?

Hebreus 3: 6

Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até o fim, a ousadia e a exultação da esperança.

Nós somos a casa de Cristo se o Espírito de Deus habita em nós (I Cor. 3: 16-17). Mas para que essa casa permaneça firme, precisamos manter diante de nós a esperança da salvação.

4. A que a Bíblia compara Cristo?

I Coríntios 1: 24, 30

Mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção.

Cristo é chamado de sabedoria de Deus.

5. Cristo quer que nossa mente seja sua casa. Toda a casa possui pilares que a sustentam. Quantos são os pilares da casa ou igreja de Deus?

Provérbios: 9: 1

A Sabedoria edificou a sua casa, lavrou as suas sete colunas.

A Palavra de Deus nos mostra que a casa de Deus, que somos nós (Sua igreja), possui sete colunas (ou pilares). Nos próximos estudos veremos com mais detalhes cada um dos pilares de nossa fé, que são:

I – A purificação do santuário;

II – As três mensagens angélicas;

III – Os mandamentos de Deus e a fé de Jesus;

IV – O templo de Deus no Céu;

V – A lei de Deus;

VI – O Sábado;

VII – A não-imortalidade da alma.

O Santuário  

6.  O que ordenou Deus ao povo de Israel, por intermédio de Moisés?

Êxodo 25: 8, 9 e 40

E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte.

Deus ordenou a Moisés que fizesse um lugar para Sua habitação, Deu-lhe um modelo – o santuário do céu (Hebreus 9: 24) – para que fizesse uma cópia deste aqui na Terra.

7. O que era oferecido no Santuário?

Hebreus 9: 9

É isto uma parábola para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para aperfeiçoar aquele que presta culto.

Naquele santuário eram oferecidas ofertas e sacrifícios ao Senhor.

8. Como se chamava o primeiro compartimento deste santuário?

Êxodo 27: 9

Farás também o átrio no tabernáculo; ao lado meridional (que dá para o sul), o átrio terá cortinas de linho fino retorcido; o comprimento de cada lado de cem côvados.

O primeiro compartimento deste santuário chamava-se átrio ou pátio.

9. Além do átrio (ou pátio), quantas partes havia neste santuário?

Êxodo 26: 33

Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.

Além do átrio havia mais dois compartimentos no santuário.

10. O que havia no lugar Santo?

Hebreus 9: 2; Êxodo 30: 1 e 6

Com efeito, foi preparado o tabernáculo, cuja parte anterior, onde estavam o candeeiro, e a mesa, e a exposição dos pães, se chama o Santo Lugar;

Farás também um altar para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás.

Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo.

Os três móveis que havia no lugar Santo, conforme vimos eram:

a) Candeeiro ou Candelabro, que servia para iluminação do Tabernáculo;

b) Mesa com pães da proposição;

c) Altar de incenso.

(Veja também: Êxodo 40: 22, 24 e 26)

11. O que havia no Santíssimo ou Santo dos Santos?

Hebreus 9: 3, 4

Por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança.

No lugar Santíssimo estava a arca da aliança. Dentro desta arca estava:

a) Uma porção do maná (símbolo do alimento divinamente escolhido para nós. Ver I Cor. 10: 31);

b) A vara de Arão que havia florescido (uma lembrança contra a murmuração do povo de Israel para com Deus. Ver Núm. 17: 5);

c) Os Dez Mandamentos, a santa Lei de Deus, também estava dentro da Arca do concerto (Ver Deut. 9: 9-10);

Sobre a cobertura da arca (propiciatório) estava um incensário de ouro. (Veja também: Êxodo 26:33; Êxodo 40: 20 e 21)

 

12. Como se chamava a cobertura da arca da aliança?

Êxodo 25: 21

Porás o propiciatório em cima da arca; e dentro dela porás o Testemunho, que eu te darei.

A “cobertura” da arca da aliança era chamada de propiciatório. Sobre ela estava a figura de dois querubins (Heb. 9: 5). Esse propiciatório era feito todo de ouro puro, de uma única peça com os querubins, conforme a imagem acima.

13. O que havia no átrio (ou pátio)?

Êxodo 40: 29-30 e 33

Pôs o altar do holocausto à porta do tabernáculo da tenda da congregação e ofereceu sobre ele holocausto e oferta de cereais, segundo o SENHOR ordenara a Moisés. Pôs a bacia entre a tenda da congregação e o altar e a encheu de água, para se lavar.

Levantou também o átrio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou o reposteiro da porta do átrio. Assim Moisés acabou a obra.

Os dois móveis que havia no átrio do Santuário eram:

a) Altar de Holocaustos: como o próprio nome diz, onde eram feitos os sacrifícios;

b) Bacia ou Pia: onde os Sacerdotes lavavam-se para exercer suas atividades sagradas.

14. Onde Deus devia encontrar-se com Israel?

Êxodo 25: 22

Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.

O lugar onde Deus manifestaria Sua presença seria no compartimento “Santíssimo”(ou Santo dos Santos), sobre o propiciatório entre os dois anjos.

15. O que havia dentro da arca da aliança, sob o propiciatório?

Deuteronômio 10: 4 e 5

Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, os dez mandamentos que ele vos falara no dia da congregação, no monte, no meio do fogo; e o SENHOR mas deu a mim. Virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que eu fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.

Dentro da Arca da Aliança estão os Dez Mandamentos, a Santa Lei de Deus.

16. Veja abaixo as imagens que ilustram como era este santuário:

17. Quem estava no lugar Santo e quando?

Hebreus 9: 6

Ora, depois de tudo isto assim preparado, continuamente entram no primeiro tabernáculo os sacerdotes, para realizar os serviços sagrados;

Era permitido somente aos Sacerdotes entrarem no compartimento “santo” do Santuário quando da realização dos serviços sagrados.

18. Quem somente entrava no Santíssimo, quando e para que fim?

Hebreus 9: 7

Mas, no segundo, o sumo sacerdote, ele sozinho, uma vez por ano, não sem sangue, que oferece por si e pelos pecados de ignorância do povo.

No compartimento chamado “Santíssimo”somente o Sumo-Sacerdote poderia entrar, e isto ocorria apenas uma vez por ano no dia “expiação”(Lev. 16; 23: 27-32). Se em outro dia qualquer alguém ousasse entrar neste compartimento, era morto pela glória de Jeová (Lev. 16: 2).

19. O que deveria fazer o pecador desejoso do perdão?

Levítico 4: 27-29

Se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, por fazer alguma das coisas que o SENHOR ordenou se não fizessem, e se tornar culpada; ou se o pecado em que ela caiu lhe for notificado, trará por sua oferta uma cabra sem defeito, pelo pecado que cometeu. E porá a mão sobre a cabeça da oferta pelo pecado e a imolará no lugar do holocausto.

Quando uma pessoa pecava em Israel, esta violava um dos Dez Mandamentos que estavam dentro da arca, sob o propiciatório. Estes mandamentos são a base do governo de Deus. Violá-los é cometer pecado, e cometer pecado é estar sujeito à morte eterna (I João 3: 4; Romanos 6: 23). Havia um propiciatório sobre estes santos e justos mandamentos. Propiciação significa apagamento do pecado. Deus concede ao pecador a oportunidade de confessar o pecado dele e apresenta um substituto para atender aos reclamos da lei de Deus, e assim alcançar misericórdia e ser perdoado. Jesus é o substituto do pecador arrependido, morrendo no lugar e tirando o pecado da sua vida.