video bokep indonesia indobokep videobokeper videongentot videomesum entotin bokepindonesia videopornoindonesia bokeper bokepsmu filmbokepindonesia filmbokep indobokep bokep indonesia videobokepindo informasiku ngeliker cipoker sukapoker indoagenqq mainjudi mejajudi agenqq
Estudos

36. Sofrimentos de Cristo

Por que Cristo veio a Terra?
“Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal”. 1 Timóteo 1:15.

Qual foi o propósito de Deus ao dar o Seu Filho para morrer por nós?

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16. (Ver também 1 João 4:9,10; Romanos 5:8).

O que o profeta disse que Cristo seria chamado a suportar?

“Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Por juízo opressor foi arrebatado, e de sua linhagem, quem dela cogitou? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi ele ferido”. Isaías 53:7,8.

Não deveria Cristo ter conhecimento destas coisas de antemão?

“Tomando consigo os doze, disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém, e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do Homem; pois será ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido; e, depois de o açoitarem, tirar-lhe-ão a vida; mas, ao terceiro dia, ressuscitará”. Lucas 18:31-33

Como o Salvador se sentiu quando os pecados do mundo foram postos sobre Ele?

“E, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo”. Mateus 26:37,38.

Em Seu sofrimento, o que Ele orou?

“Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres”. Mateus 26:39.

Quão grande era a agonia de Sua alma?

“E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra”. Lucas 22:44.

Após esta extraordinária oração, o que aconteceu que causou a Ele maior dor?

“Falava ele ainda, quando chegou uma multidão; e um dos doze, o chamado Judas, que vinha à frente deles, aproximou-se de Jesus para o beijar. Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?” Lucas 22:47,48.

Para qual lugar Ele foi levado?

“Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote. Pedro seguia de longe”. Lucas 22:54.

Enquanto na casa do sumo-sacerdote, que ato de Pedro causou ao Salvador sofrimento adicional?

“E, tendo passado cerca de uma hora, outro afirmava, dizendo: Também este, verdadeiramente, estava com ele, porque também é galileu. Mas Pedro insistia: Homem, não compreendo o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. Então, voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo”. Lucas 22:59-61.

Que repreensões foram feitas a Cristo enquanto Ele estava na casa do sumo-sacerdote?

“Os que detinham Jesus zombavam dele, davam-lhe pancadas e, vendando-lhe os olhos, diziam: Profetiza-nos: quem é que te bateu?” Lucas 22:3,64.

Onde foi Cristo levado depois?

“Logo que amanheceu, reuniu-se a assembléia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziram ao Sinédrio, onde lhe disseram: Se tu és o Cristo, dize-nos. Então, Jesus lhes respondeu: Se vo-lo disser, não o acreditareis”; Lucas 22:67,68.

Qual era o objetivo deles em levar Cristo lá, uma vez que eles não possuíam poder judicial para sentenciá-Lo?

“Então, disseram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? E ele lhes respondeu: Vós dizeis que eu sou. Clamaram, pois: Que necessidade mais temos de testemunho? Porque nós mesmos o ouvimos da sua própria boca”. Lucas 22:70,71.

Tendo eles produzido o pretexto que procuravam, que fizeram depois?

“Levantando-se toda a assembléia, levaram Jesus a Pilatos”. Lucas 23:1.

Quando Pilatos desejou soltar a Cristo, como eles reagiram?

Insistiam, porém, cada vez mais, dizendo: Ele alvoroça o povo, ensinando por toda a Judéia, desde a Galiléia, onde começou, até aqui”. Lucas 23:5.

Quando Pilatos ouviu que Cristo era galileu, que fez ele?

“Ao saber que era da jurisdição de Herodes, estando este, naqueles dias, em Jerusalém, lho remeteu”. Lucas 23:7.

Os sacerdotes e escribas foram com Cristo até Herodes?

“Os principais sacerdotes e os escribas ali presentes o acusavam com grande veemência”. Lucas 23:10.

Que humilhação Herodes pôs sobre o Salvador?

“Mas Herodes, juntamente com os da sua guarda, tratou-o com desprezo, e, escarnecendo dele, fê-lo vestir-se de um manto aparatoso, e o devolveu a Pilatos”. Lucas 23:11.

Quando Cristo foi novamente trazido perante Pilatos, o que Pilatos se propôs a fazer?

“Então, pela terceira vez, lhes perguntou: Que mal fez este? De fato, nada achei contra ele para condená-lo à morte; portanto, depois de o castigar, soltá-lo-ei”. Lucas 23:22.

Com este propósito, como os acusadores de Cristo atuaram?

Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E o seu clamor prevaleceu”. Lucas 23:23.

Além dos clamores dos Judeus, que crueldade Pilatos infligiu sobre Cristo?

“Então, por isso, Pilatos tomou a Jesus e mandou açoitá-lo”. João 19:1.

Que vergonhoso tratamento Ele recebeu dos soldados?

“Tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, na mão direita, um caniço; e, ajoelhando-se diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, rei dos judeus! E, cuspindo nele, tomaram o caniço e davam-lhe com ele na cabeça”. Mateus 27:29,30.

Depois de O ter trazido ao lugar da crucifixão, o que eles ofereceram a Cristo para anestesiá-lo?

“Deram-lhe a beber vinho com fel; mas ele, provando-o, não o quis beber”. Mateus 27:34.

Que oração Ele proferiu enquanto eles estavam pregando-O na cruz?

“Contudo, Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. Então, repartindo as vestes dele, lançaram sortes”. Lucas 23:34.

Com que palavras eles zombaram de Cristo enquanto na cruz?

“De igual modo, os principais sacerdotes, com os escribas e anciãos, escarnecendo, diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se. É rei de Israel! Desça da cruz, e creremos nele”. Mateus 27:41,42.

Enquanto Ele estava clamando de agonia na cruz, o que Lhe ofereceram novamente?

“E, logo, um deles correu a buscar uma esponja e, tendo-a embebido de vinagre e colocado na ponta de um caniço, deu-lhe a beber”. Mateus 27:48.

O que encerrou esta cena terrível?

“Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”. João 19:30.

Que maravilhosa demonstração atestou a simpatia da natureza enquanto morria o Filho de Deus?

“Já era quase a hora sexta, e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário”. Lucas 23:44,45.

Era necessário que Cristo sofresse desta maneira?

“Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles”. Hebreus 2:10.

Qual é a consequência do fato de Deus ter dado Seu único Filho por nós?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” Romanos 8:32.