Estudos

A Imagem da Besta e a Marca da Besta

1. De onde surgiria a segunda besta, e com o que ela se parecia? Apocalipse 13:11

Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão.

Já vimos nos estudos anteriores que besta é o símbolo de um reino na Bíblia (Dn. 7:23).

2. O que representam o cordeiro e o dragão? João 1:29 e Apocalipse 12:9

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás…

A Bíblia está nos mostrando uma nação que parece cristã (cordeiro), mas fala como Satanás (dragão). Mas como uma nação fala? Uma nação fala através das leis que ela impõe. Isso significa que essa segunda besta seria uma nação que se diz cristã, mas que imporia leis contra Deus.

3. Como já vimos, a primeira besta surge do mar e o mar representa multidões. O que significa dizer que esta segunda besta surge da terra? Gên. 1:10

À porção seca chamou Deus Terra…

Se água representa povos e multidões (Ap. 17:15), uma porção seca, sem água, significa um lugar sem “água” (povos), e que essa outra besta levantar-se-ia de um lugar pouco povoado do mundo. Sabemos que a Europa sempre foi muito povoada e a primeira besta surgiu da Europa. Mas há um lugar do nosso planeta chamado “Novo Mundo” que foi encontrado depois, e dali surgiria a nação que seria a segunda besta.

4. Medite e responda: Das nações existentes hoje no Novo Mundo, que surgiram de um local pouco povoado, qual é a nação que é considerada a mais poderosa do mundo atualmente?

R.Estados Unidos

Os Estados Unidos da América declaram ser uma nação baseada em dois poderes principais (os dois chifres do cordeiro), previstos em sua Constituição: “Republicanismo” e “Protestantismo”. Por ser uma nação considerada como a nação da liberdade, o povo tem direito a escolher tanto seus governantes, como também a que religião seguir. Os Estados Unidos se destacam no mundo por serem uma nação Evangélica Protestante.

5. O que será feito pelos Estados Unidos da América contra Deus? Apocalipse 13:12

Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada,

Os Estados Unidos fará com que os seus habitantes adorem ao papado, através de leis impostas em seu país.

6. Qual é a “AUTORIDADE” da primeira besta descrita acima? Para sabermos qual é o sinal de autoridade do papado, necessitamos recorrer aos seus próprios escritos para saber o que o papado diz ser o seu sinal de autoridade:

“O domingo é a marca de nossa autoridade. A Igreja [Católica] está acima da Bíblia e a transferência da prática do descanso sabático é a prova desse fato.” The Catholic Record, 1 de setembro de 1923

“A observância do domingo pelos protestantes [evangélicos] é um respeito que eles demonstram, a despeito de si próprios, à autoridade da Igreja (Católica).” Plain Talk About the Protestantismo of Today, do Monsenhor Segur, p. 123

“Mas a mente dos protestantes não parece compreender isso. Observando o domingo… estão aceitando a autoridade do porta-voz da Igreja, o papa.” Our Sunday Visitor, Catholic weekly, 5 de fevereiro de 1950

A Igreja Católica considera como seu sinal de autoridade a mudança do sábado do quarto mandamento (Êxo. 20) para o domingo. Isso significa que será imposta uma lei de observância do domingo nos Estados Unidos da América. Todos serão obrigados a guardarem o domingo como um sinal de autoridade do Papa.

7. O que será feito pelos Estados Unidos para que os seus habitantes aceitem a imposição de uma lei que obrigue guardar o domingo? Apocalipse 13:13

Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer à terra, diante dos homens.

Jesus já nos preveniu contra os falsos profetas que surgiriam fazendo muitos milagres para enganar, se possível, até os escolhidos (Mat. 24:24).

8. Como identificar se o milagre que alguém faz vem da parte de Deus ou não? Isaías 8:20

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, o que dizem é uma tolice.

Para identificarmos um falso profeta, precisamos analisar se o que ele prega está de acordo com a lei de Deus (os 10 mandamentos) e de acordo com o testemunho. Se o que essa pessoa fala não estiver em conformidade com a Palavra de Deus nós não devemos aceitar.

9. O que será formado nos Estados Unidos por meio da operação dos falsos profetas? Apocalipse 13:14

Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;

A palavra imagem no grego é “Eikon”, a mesma palavra usada em II Coríntios 4:4, que diz que Cristo é a imagem de Deus. Cristo é a imagem de Deus por refletir exatamente aquilo que Deus é. Deus é amor, e Cristo é amor. A imagem aqui descrita significa que nos Estados Unidos o movimento evangélico levantar-se-á para fazer uma cópia do sistema de governo da besta (Igreja Católica). A primeira besta é a união do poder civil (Vaticano), com o poder religioso (Igreja Católica). A segunda besta também é a união do poder civil (Estados Unidos), com o poder religioso (protestantes evangélicos).

10. O que ocorrerá ao se levantar esse grande movimento protestante em defesa do Papa nos Estados Unidos? Apocalipse 13:15

E lhe foi dado comunicar à imagem da besta, para que não só a imagem falasse, como ainda fizesse morrer quantos não adorassem a imagem da besta.

Assim como a Igreja Católica perseguiu e matou milhares de cristãos no passado por não aceitarem seus dogmas, a Bíblia nos mostra que em um futuro próximo a mesma coisa ocorrerá nos Estados Unidos. Eles procurarão matar todos os que não aceitarem suas imposições contra a lei de Deus.

11. Esta lei de obrigação da guarda do domingo será algo que ocorrerá só nos Estados Unidos ou estender-se-á também para todo o mundo? Apocalipse 13:16-17

A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome.

Já vimos acima que a Igreja Católica diz que sua marca de autoridade é a mudança do sábado do quarto mandamento, para o domingo. Porque a marca é colocada sobre a testa ou na mão? Na testa é onde está o nosso entendimento, e é com a mão que praticamos nossas obras. Será imposto que você aceite guardar o domingo e que você o coloque em prática na sua vida.

12. Se o sinal da besta é a guarda do domingo, qual seria o sinal de Deus? Ezequiel 20:12, 20

Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.

Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim em vós, para que saibais que eu sou o Senhor, vosso Deus.

O Sábado foi dado desde a criação do mundo para o ser humano (ver Gên. 2:1-3), foi guardado por Abraão (Gên. 26:5), e foi dado como um concerto perpétuo, para sempre, entre Deus e Seu povo (Êxo. 31:16-17).

Compromisso de fé:

(   ) Desejo ser fiel aos mandamentos de Deus guardando o Sábado

(   ) Quero pedir forças a Deus para que quando vier a lei que obrigue a guarda do domingo, eu não receba esse sinal da besta.