Estudos

Identificando a Besta do Apocalipse

1. Quantas cabeças tinha o animal visto por João?  Apocalipse 17:3

E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
Apocalipse 17:3

2. O que o anjo disse que significavam as sete cabeças? Apocalipse 17:9-10

Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está sentada. São também sete reis.

Já vimos no estudo anterior que a única cidade que tem sete montes é a cidade de Roma. Aqui vemos que as sete cabeças da besta também representam sete reis que a Igreja Católica teria.

3. Quem é o rei do Vaticano?

Até o ano de 1929, aIgreja Católica era somente uma igreja, sendo assim, o Papa era apenas um líder religioso. Mas a partir do ano de 1929, pelo “Tratado de Latrão”, o Vaticano passou a ser um país independente, o Papa passou a ser, além de líder religioso, também um rei, conforme diz a profecia. Detendo em suas mãos, desse modo, poder político e poder religioso.

4. Quem são os sete reis da profecia? Apocalipse 17:9-10

São também sete reis, dos quais caíram cinco, um existe, e o outro ainda não chegou; e quando chegar, tem de durar pouco.

Segundo lemos, dos sete reis que existiriam a partir de 1929, quando João teve a visão, cinco deles já teriam terminado o seu reinado; um estava no poder, e o sétimo que viria ficaria pouco tempo nele. Segue abaixo uma tabela contendo os sete papas conforme a profecia:

 

5. Como é chamado o oitavo rei, que viria após o sétimo papa, Bento XVI, que segundo a Bíblia duraria pouco tempo, e de onde ele procede? Apocalipse 17:11

E a besta, que era e não é, também é ele o oitavo rei, e procede dos sete, e caminha para a destruição.

A Bíblia nos revela que o oitavo rei será um dos sete que já reinaram, e que quando ele reinar, chegará o tempo do fim. Sabemos que até o dia de hoje (estamos em 2011) o papa Bento XVI está no poder e todos os outros papas já morreram. E também sabemos que o papa Bento XVI ficará pouco tempo no poder. Como então poderá ser que um papa que já reinou voltará a reinar, se quase em sua totalidade eles já morreram? Acompanhemos o desenrolar do estudo.

6. De onde surgirá o oitavo? Apocalipse 17:8

A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição.

7. O que significa “subir do abismo”? Romanos 10:7

Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.

A Bíblia nos revela que o oitavo rei de Apocalipse 17 será um dos papas que já morreram, aparecendo como alguém ressuscitado, subindo dentre os mortos.

8. Existe alguma outra passagem na Bíblia que diz que uma das sete cabeças (sete papas) reapareceria? Apocalipse 13:3

Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta.

Por esse ato de engano satânico, a Bíblia nos diz que os habitantes da terra adorarão ao homem que aparecerá dos mortos, pensando estar, desse modo, adorando a Deus.

9. Quem é essa besta, o oitavo? Apocalipse 13:17-18

…ou o nome da besta ou o número do seu nome. Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.

De acordo com o que lemos no versículo acima, o oitavo tem um número no seu nome, e nós devemos calcular esse número para poder identificá-lo.

10. Calculando o número do nome da besta: Apocalipse 13:18

A língua oficial do Vaticano é o latim, e no latim existe o que nós conhecemos como algarismos romanos, em que as letras equivalem também a números. De todos os nomes dos sete papas, apenas o nome de um deles totaliza a somatória de 666 quando consideramos o valor numérico de suas letras. Vemos abaixo:

*Nota: O nome de João Paulo Segundo em latim, idioma original é Ioannes Pavlvs Secvndo.

I= 1     

V= 5    

L= 50  

C= 100  

D= 500

I  -  1                           P – 0                      S – 0

O – 0                           A – 0                     E – 0

A – 0                           V – 5                      C – 100

N – 0                           L – 50                   V – 5

E – 0                            V – 5                     N – 0

S – 0                            S – 0                     D – 500

TOTAL:            666                                 O – 0  

11. Sabemos que o único que pode dar a vida é Jesus, sendo assim, como será o aparecimento do oitavo? II Tessalonicenses 2:9-10

Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a efecácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo o engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.

Satanás não tem o poder de ressuscitar ninguém, por isso ele faz uso da tática do engano. Falsificará um aparecimento de João Paulo II para que as pessoas pensem que este é um homem de Deus, e segundo o que já vimos, as pessoas o adorarão pensando que ele é um enviado de Deus. A palavra também nos diz que Satanás tem poder para personificar inclusive os anjos (II Cor. 11:14). Precisamos nos preparar para esse grande engano do inimigo.

12. O que são os 10 chifres da besta? Apocalipse 17:12-14

E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

No futuro surgirá um novo governo com 10 reis, que tomarão controle do nosso mundo. Ao assumir esse controle, entregarão o poder deles para a besta e farão guerra contra o povo de Deus.

Compromisso de fé:

(     ) Desejo estabelecer um novo pacto com Cristo e viver uma vida de santidade para não ser enganado(a) pela mentira satânica.

(     )  Creio que Jesus é poderoso para me guardar de cair.