video bokep indonesia indobokep videobokeper videongentot videomesum entotin bokepindonesia videopornoindonesia bokeper bokepsmu filmbokepindonesia filmbokep indobokep bokep indonesia videobokepindo informasiku ngeliker cipoker sukapoker indoagenqq mainjudi mejajudi agenqq
Estudos

48. A Expiação no Novo Testamento

Na morte de Cristo, qual milagre significava que a obra sacerdotal do santuário terrestre estava finalizada?

“De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito. E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam”. Mateus 27:50,51.

Onde deveria a obra do santuário ser conduzida desde a ascensão de Cristo?

“Ora, a suma do que temos dito, é que temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à destra do trono da Majestade”. Hebreus 8:1.

Quem é este Sumo Sacerdote?

“Mas Cristo, tendo vindo como sumo sacerdote dos bens já realizados, por meio do maior e mais perfeito tabernáculo (não feito por mãos, isto é, não desta criação)”. Hebreus 9:11.

Quem erigiu este tabernáculo celestial, do qual Cristo é o ministro?

“Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, que o Senhor fundou, e não o homem”. Hebreus 8:2.

Poderia Cristo ser um sacerdote enquanto Ele estava na terra, e antes de seu antigo sacerdócio cessar?

“Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei”. Hebreus 8:4.

O que significava o serviço dos sacerdotes terrestres?

“Ora, se ele estivesse na terra, nem seria sacerdote, havendo já os que oferecem dons segundo a lei, os quais servem àquilo que é figura e sombra das coisas celestiais, como Moisés foi divinamente avisado, quando estava para construir o tabernáculo; porque lhe foi dito: Olha, faze conforme o modelo que no monte se te mostrou”. Hebreus 8:4,5.

O que deveria ser o santuário terrestre?

“Dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda, que é uma parábola para o tempo presente, conforme a qual se oferecem tanto dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto”; Hebreus 9:8,9.

Existem diferentes compartimentos no santuário celestial no qual Cristo ministra?

“Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus”; Hebreus 9:24.

O santuário celestial contém a arca do testamento (concerto)?

“Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada”. Apocalipse 11:19.

NOTE. –A obra sacerdotal do santuário terrenal prefigurou a obra do santuário celestial. No terrenal a expiação era feita no ultimo dia do ano cerimonial. Todos os que não tinham então os seus pecados expiados era mortos, e o acampamento era limpo de pecado. O dia de expiação de juízo para Israel, como naquele tempo pecado e pecadores eram separados do acampamento e as  pessoas cujos pecados haviam sido expiados ficavam livre de pecado e podiam entrar para os serviços do novo ano limpos aos olhos de Deus. Esta obra continuava ano após ano. No celestial, o sacrifício foi oferecido apenas uma vez e apenas uma expiação pode ser feita a qual deve ocorrer no tempo designado por Deus para que ela ocorra. E quando a grande expiação tiver sido feita, o povo de Deus estará para sempre livre do pecado e os pecadores terão sido banidos do universo para sempre.Isto será como no tipo um dia de juízo, com esta diferença: que aquele juízo era temporal e uma figura, este será um juízo final e eterno.

O santuário terrenal foi limpo pelo sumo-sacerdote. É também necessário para o santuário celestial vir um tempo para limpeza, purificação?

“Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacrifícios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes”. Hebreus 9:23.

Do que será limpo ou purificado?

“Nem também para se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote de ano em ano entra no santo lugar com sangue alheio; doutra forma, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez por todas se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo”. Hebreus 9:25,26. Em contrapartida disto, no modelo, ver Levíticos 16:30.

Quando o sumo-sacerdote terrenal vinha para fora para as pessoas depois de ter feito a expiação, como ele transferia os pecados do povo que estavam nele?
“E, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso”. Levítico 16:21.

Como será quando Cristo finalizar a expiação de seu povo?

“Assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”. Hebreus 9:28.

NOTA – Aqueles que esperam em pé e vigiando por Sua aparição como o povo de Israel esperava para que o sacerdote aparecesse para eles, Cristo irá aparecer para Seu povo; e neste tempo Ele terá colocado sobre o cabeça do bode expiatório (Satanás) os pecados de Seu povo, os quais foram expiados. Daí Satanás irá sustentar estes pecados (como fez o típico bode expiatório) para uma região inabitada, a terra desolada enquanto os santos estarão aproveitando as glórias do céu durante mil anos. Quando os pecados dos justos irão ser apagados? “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”. Atos 3:19.

O que segue imediatamente o apagamento dos pecados?

“E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado. O qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio”. Atos 3:20,21.

Enquanto Cristo está como Sumo-Sacerdote diante do Pai, o que esta sendo dado a Ele?

“Eu estava olhando nas minhas visões noturnas, e eis que vinha com as nuvens do céu um como filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e foi apresentado diante dele. E foi-lhe dado domínio, e glória, e um reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído”. Daniel 7:13,14.

E quando Ele vier a terra, qual será Seu propósito?

“Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”. 1 Tessalonicenses 4:16,17.

Mas antes de qualquer um ser assim ressuscitado antes da vinda de Cristo, qual decisão deve ser tomada em seus casos?

“Mas os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos, nem se casam nem se dão em casamento”; Lucas 20:35.

Nota:Nós vemos que o serviço típico do santuário é cheio de conhecimento da obra de Cristo. E o dia da expiação da velha dispensação era realmente o dia de julgamento, então a obra da expiação de Cristo irá incluir uma investigação dos casos de Seu povo. Todos que forem contados como merecendo um lugar em Seu reino serão chamados para morar com Ele quando Ele vier de novo para terra para reunir Seu povo.

Há um tempo específico para limpeza do santuário celestial?

“Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado”. Daniel 8:14.

Como pode a pessoa saber que isto não se refere ao santuário terrenal?

“Veio, pois, perto de onde eu estava; e vindo ele, fiquei amedrontado, e caí com o rosto em terra. Mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim”. Daniel 8:17.