Estudos

O Espiritismo ou Espiritualismo

1. O que é Espiritismo?

Segundo o Dicionário, é “uma doutrina cujos partidários pretendem se comunicar com os espíritos dos mortos por um intermediário a quem dão o nome de médium”.

2. Existia esta doutrina nos tempos antigos?

Levítico 19: 31

Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.

Desde os tempos antigos já existia a doutrina espírita de suposta comunicação com os mortos. Deus não deseja que nos consultemos com estas pessoas.

3. Sobre quem os juízos de Deus cairão?

Malaquias 3:5

Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o SENHOR dos Exércitos.

4. Devemos ouvir os ensinos dos feiticeiros e encantadores?

Jeremias 27: 9-10

Não deis ouvidos aos vossos profetas e aos vossos profetas, aos vossos sonhadores, aos vossos agoureiros e aos vossos encantadores, que vos falam… Porque eles vos profetizam mentiras para vos mandarem para longe da vossa terra, e para que eu vos expulse, e pereçais.

O objetivo de Satanás através dos feiticeiros e encantadores é fazer que nós não entremos na Terra prometida – a nova Jerusalém.

5. Quais instruções mandou Deus, por meio de Moisés, aos israelitas antes de entrar em Canaã?

Deuteronômio 18:9-12

Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, os lança de diante de ti.

A Palavra de Deus declara claramente que para Deus a consulta aos mortos é abominação.

6. Qual a ordem de Deus com respeito aos feiticeiros e adivinhos?

Êxodo 22:18;

Levítico 20:27

A feiticeira não deixarás viver. O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.

Na constituição israelita dada por Deus, todos os que praticassem o contato com os mortos deveriam morrer. Daí vê-se como Deus considera este assunto.

7. Quem não herdará o Reino de Deus?

Gálatas 5: 20-21

Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Aqueles que participam destes atos de feitiçaria não herdarão o reino de Deus.

8. O que devemos fazer quando nos convidam para consultar os espíritos e os adivinhos?

Isaías 8: 19

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?

Quando desejarmos saber algo devemos consultar ao nosso Deus, pois Ele é único que sabe de todas as coisas.

9. Qual a instrução que Deus nos deu, por meio de João, a esse respeito?

I João 4:1

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.

Devemos fazer prova para ver se as manifestações dentro e fora das igrejas proveem da parte de Deus.

10. De que modo devemos provar os espíritos?

Isaías 8: 20

À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva.

Se estas pessoas não falarem em conformidade com a Lei de Deus, e não tiverem um bom testemunho de vida, não devemos aceitá-las.

11- Quando profeta ou sonhador se levanta no meio do povo de Deus dando um sinal ou prodígio e dizendo para que se adore outro “deus”, o que devemos fazer?

Deuteronômio 13:1-4

Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.

Deus permite que surjam estes falsos profetas para provar a nossa fé, porém, não devemos aceitá-los.

12. Sabem os mortos alguma coisa?

Eclesiastes 9:5

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento.

Como vimos, os mortos não sabem de coisa alguma. (Veja também: Jó 14:20-21; Salmos 146:4)

13. Os mortos voltam para se comunicar com os vivos?

Eclesiastes 9: 6

Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

14. Se os mortos não se comunicam com os vivos, quem realiza os sinais atribuídos aos nossos amigos mortos?

Apocalipse 16: 14

Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso.

O inimigo das almas aparece às pessoas como um dos queridos mortos como se estes estivessem vivendo em outro lugar. Ele opera estes sinais para tentar enganar-nos e levar-nos ao erro.

15. O que acontecerá nos últimos dias?

I Timóteo 4:1

Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios.

Principalmente agora, nos dias em que estamos vivendo, Satanás tentará influenciar-nos a seguir doutrinas de demônios por intermédio de seus espíritos enganadores.

16. Como Satanás e seus agentes nos enganam?

II Coríntios 11: 14-15;

Mateus 24: 23 e 24

E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras.

Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Satanás tem o poder de se transfigurar, por isso ele se transfigura à semelhança de pessoas que já morreram para tentar nos enganar.

17. Qual será um de seus grandes sinais para enganar no fim dos tempos?

Apocalipse 13: 13-14

Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu;

Satanás operará fazendo cair fogo do céu como fez Elias, para que as pessoas aceitem suas falsas doutrinas.

18. Como agirá Satanás justamente antes da segunda vinda de Cristo?

II Tessalonicenses 2:9-10

Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos.

Satanás operará nos nossos dias com todo seu poder de engano. (Veja também: Apocalipse 12: 12)

19. De que nos adverte Jesus através de Pedro?

I Pedro 5:8

Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;

Devemos estar atentos, pois nossa única segurança está em confiar em Deus através daquilo que está escrito.

20. O que Jesus declarará aos que conservaram o amor à verdade quando Ele vier pela segunda vez?

Mateus 25: 34

Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Quão maravilhoso será este dia de encontro com Jesus!