video bokep indonesia indobokep videobokeper videongentot videomesum entotin bokepindonesia videopornoindonesia bokeper bokepsmu filmbokepindonesia filmbokep indobokep bokep indonesia videobokepindo informasiku ngeliker cipoker sukapoker indoagenqq mainjudi mejajudi agenqq
Estudos

38. Dons Espirituais

Como Deus se comunicava com o homem no Éden?

“E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” Gênesis 3:9.

Desde a queda, como Deus tem feito saber Seu desejo?

“Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas”. Hebreus 1:1.

Qual era o objetivo de Deus em se comunicar “por meio dos profetas”?

“Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas”. Amós 3:7.

Sob qual influência os profetas revelaram o desejo de Deus?

“Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo”. 2 Pedro 1:21. (Ver também 2 Samuel 23:2).

Como pode o dom de profecia ser chamado?

Um dom do Espírito Santo, ou um dom espiritual.

O que era dito com relação às palavras dos profetas de Deus?

“Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos”. Números 12:6.

Como foram as palavras do Senhor preservadas para o povo?

“No primeiro ano de Belsazar, rei da Babilônia, teve Daniel um sonho e visões ante seus olhos, quando estava no seu leito; escreveu logo o sonho e relatou a suma de todas as coisas”. Daniel 7:1. (Ver também Jeremias 51:60,61).

O que estes escritos tinham a ver com o entendimento do povo com relação aos eventos futuros?

“No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi, pelos livros, que o número de anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de durar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos”. Daniel 9:2.

Como os ministros de Deus usaram as palavras dos profetas para exortar o povo a obediência?

Não ouvistes vós as palavras que o SENHOR pregou pelo ministério dos profetas que nos precederam, quando Jerusalém estava habitada e em paz com as suas cidades ao redor dela, e o Sul e a campina eram habitados?” Zacarias 7:7. (Ver também 2 Crônicas 20:20).

Como o povo sabe se as palavras dos profetas vêm ou não do Senhor?

“Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele”. Deuteronômio 18:22.

Qual é considerado um teste ainda melhor sobre este ponto?

“Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”. Deuteronômio 13:1-3.

O que é predito com relação ao espírito de profecia nos últimos dias?

“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões”; Joel 2:28.

Quando esta predição começou a ser cumprida?

“Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos”; Atos 2:16,17.

Para quem esta promessa foi estendida?

“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”. Atos 2:38,39.

Qual relação as igrejas Cristãs mantém com relação a estes dons espirituais?

“A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”. 1 Coríntios 12:1.

Qual é o objetivo destes dons?

“A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”. 1 Coríntios 12:7.

Quais são alguns destes dons?

“Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las”. 1 Coríntios 12:8-10.

Qual destes dons o apóstolo diz ser especialmente desejável?

“Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, mas principalmente que profetizeis”. 1 Coríntios 14:1.

Para quem é o benefício deste dom?

“De sorte que as línguas constituem um sinal não para os crentes, mas para os incrédulos; mas a profecia não é para os incrédulos, e sim para os que crêem”. 1 Coríntios 14:22.

Que efeito o exercício destes dons tem sobre a igreja?

“E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”. Efésios 4:11-13.

Onde Deus ordenou estes dons?

“A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. 1 Coríntios 12:28.

Quem desceu de Judéia para Cesaréia enquanto Paulo estava lá?

“Demorando-nos ali alguns dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo”; Atos 21:10.

O que ele fez assim que viu o apóstolo?

“E, vindo ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e o entregarão nas mãos dos gentios”. Atos 21:11.

Quanto tempo foi designado que estes dons deveriam durar?

“Porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado”. 1 Coríntios 13:9,10.

Que admoestação Paulo deu com relação ao dom de Profecia?

“Não desprezeis as profecias”; 1 Tessalonicenses 5:20.

O que é o “testemunho de Jesus?”

“Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”. Apocalipse 19:10.

Por que é necessário para a igreja agora ter confirmado o testemunho de Jesus?

“Assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Coríntios 1:6,7.

O que caracterizará o último “remanescente”, a igreja?

“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus”; Apocalipse 12:17.