video bokep indonesia indobokep videobokeper videongentot videomesum entotin bokepindonesia videopornoindonesia bokeper bokepsmu filmbokepindonesia filmbokep indobokep bokep indonesia videobokepindo informasiku ngeliker cipoker sukapoker indoagenqq mainjudi mejajudi agenqq
Estudos

18. Conversão

O que é necessário para salvação?      

 “E disse: E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus”. Mateus 18:3.

Qual é o significado geral da palavra “conversão”?     

 “Uma tranformação ou mudança de um estado para outro”. Webster.

Quais são os dois passos necessários para efetuar esta mudança?  

 “Jamais deixando de vos anunciar coisa alguma proveitosa e de vo-la ensinar publicamente e também de casa em casa, testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]”. Atos 20:20,21.

Além do que é necessário para arrepender-se?

 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados”. Atos 3:19.

O que é pecado?            

 “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”. 1 João 3:4.

Que lei é trangredida quando alguém peca?                    

 “Se, todavia, fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, sendo argüidos pela lei como transgressores. Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei”. Tiago 2:9-11

Qual a participação da lei no arrependimento?

Quando Paulo estava convertido, qual foi a primeira convicção que veio a ele?             

“Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei; pois não teria eu conhecido a cobiça, se a lei não dissera: Não cobiçarás”. Romanos 7:7.

O que, mais do que convicção é necessário para o verdadeiro arrependimento?                 

 “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”. 2 Coríntios 7:10.

O que o arrependimento envolve?         

 “Portanto, eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniqüidade não vos servirá de tropeço. Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes e criai em vós coração novo e espírito novo; pois, por que morreríeis, ó casa de Israel?” Ezequiel 18:30,31.

O que mais o arrependimento requer?             

 “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Isaías 55:6,7.

Como o genuíno arrependimento será demonstrado?     

 “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”; Matues 3:8.

O que além do arrependimento é requerido para a conversão?

 “Testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]”. Atos 20:21.

Quem é Cristo, para que a pessoa deva crer nEle?       

 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.

O que tem Cristo feito por nós que devessemos ser salvos através dEle?        

 “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras”. 1 Coríntios 15:3.

Para que a pessoa possa ser limpa do pecado, o que é que Ele requer?       

 “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. 1 João 1:7-9

Como deveria ser a relação da pessoa com o pecado depois do arrependimento?  

 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” Romanos 6:1,2.

Como alguém se torna morto para o pecado?   

 “Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos”; Romanos 6:6.

O que é feito com o “velho homem” depois que morre?  

“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”. Romanos 6:4.

Quando realmente convertido o que toda pessoa recebe?

 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2:38.

Pode alguém vir a ser um Cristão sem que tenha o Espírito de Cristo?           

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. Romanos 8:9

Qual é a preciosa relação que é mantida quando alguém possui o Espírito Santo?          

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Romanos 8:14.

Pode este conhecer quando esta relação existe?       

 O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Romanos 8:16.

Quando a pessoa se levanta desta maneira completa em Cristo, o que ele é?                                          

 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. 2 Coríntios 5:17.

Com que caráter são as “velhas coisas” que foram postas de lado?                                               

 “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”. Colossenses 3:8,9.

O que irá o novo homem adquirir?   

 “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição”. Colossenses 3:12-14.

Onde as afeições serão achadas?            

 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”; Colossenses 3:1,2.

Tendo feito tudo isto, qual será o resultado final?        

 “Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória”. Colossenses 3:3,4.