video bokep indonesia indobokep videobokeper videongentot videomesum entotin bokepindonesia videopornoindonesia bokeper bokepsmu filmbokepindonesia filmbokep indobokep bokep indonesia videobokepindo informasiku ngeliker cipoker sukapoker indoagenqq mainjudi mejajudi agenqq
Estudos

55. Os Sete Selos

O que foi mostrado quando da abertura do primero selo?

“E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia, como em voz de trovão: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo branco, e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.”. Apocalipse 6:1,2.

NOTA. – Como o número sete, nas Escrituras, denota plenitude ou perfeição, é seguro dizer que sete selos encerram o todo de uma certa classe de eventos chegando até o fim do tempo da graça. As sete trombetas são símbolos de guerras; mas os selos denotam eventos de uma natureza religiosa. O símbolo de um cavaleiro em um cavalo branco, saindo vencendo e para vencer, é um emblema marcante dos triunfos do evangelho no primeiro século desta dispensação.

O que ocorreu quando da abertura do segundo selo?

“E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, que dizia: Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e, ao que estava assentado sobre ele, foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada”. Apocalipse 6:3,4.

NOTA. – Se a brancura do primeiro cavalo denotou a pureza do evangelho que este cavaleiro propagava, então a mudança na cor do segundo cavalo mostraria a corrupção a qual este símbolo significa que estava iniciando sua entrada. É verdade que tal estado de coisas seguiu-se àquela igreja apostólica. Entrou a mundanidade. A igreja buscou aliança com o poder secular, e comoção e dificuldades foram o resultado. Este símbolo estende-se para o tempo de Constantino, quando uma união completa de igreja e estado foi efetuada.

Qual era a cor do símbolo do terceiro selo?

“E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto, e o que sobre ele estava assentado tinham uma balança na mão”. Apocalipse 6:5.

NOTA. – O “cavalo preto” representa a escuridão espiritual que reinou na igreja desde o tempo de Constantino até o estabelecimento do papado em 538D.C. Das vãs noções e erros grosseiros que foram abarcados pela igreja durante este período, Mosheim diz: “Aquelas ficções vãs, as quais uma ligação com a filosofia Platônica e com opiniões populares tinha levado a maior parte dos doutores cristãos a adotar antes do tempo de Constantino, foram agora confirmadas, engrandecidas, e embelezadas em diversas maneiras. Levantou-se então a veneração por santos que morreram, que agora prevalece, e que agora estão visíveis em marcos públicos em todo o lugar.”Ecclesiastical History, cet. 4, parte 2, cap. 3, parágrafo 1

Que mudança foi vista no símbolo do quarto selo?

“E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra”. Apocalipse 6:7,8.

NOTA. – Esta não é uma cor natural. O original denota cor pálida ou amarela, vista em plantas que estão sem sol. Este símbolo evidentemente se refere à obra de perseguição e morte pela Igreja Romana sobre o povo em todos os lugares. “E foi-lhe dado poder”. Isto estendeu-se desde 538 D.C. para o tempo quando os reformadores iniciaram sua obra de exposição do verdadeiro caráter do papado.

Na abertura do quinto selo, o que foi visto embaixo do altar?

“E, havendo aberto o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. Apocalipse 6:9.

NOTA. – Isto é, quando os Reformadores expuseram a obra do papado, foi trazido à mente quantos mártires tinha sido mortos por sua fé.

O que se representa estarem estes mártires fazendo?

“E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?” Apocalipse 6:10.

O que foi feito para com estes mártires por causa de seus clamores?

E foram dadas, a cada um, compridas vestes brancas, e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”. Apocalipse 6:11.

NOTA. – Estes tinham sido mortos durante as centenas de anos cobertos pelo selo precedente. Seus perseguidores tinham, pelo menos a maioria deles, morrido. E se tivessem sido punidos imediatamente após a sua morte, como alguns supõem, por que importunariam ainda os martirizados pedindo sua punição? Nesta, como em outras partes da Bíblia, a figura da personificação é usada, e coisas não são representadas como se elas existissem. Veja Romano 4:17. Estes mártires tinham tombado sob as trevas e perseguição do selo anterior, cobertos com ignomínia e vergonha, como hereges. Agora, à luz da Reforma, eles são vistos como tendo sido justos, e é dito ainda que eles têm “roupas brancas”. “O “linho fino [roupas brancas] é a justiça dos santos.: Apocalipse 19:8. É subscrita justiça a eles, e após descansarem um pouco mais onde estão, embaixo do altar, até que outros que morrerão por sua fé os tenham seguido, então serão eles ressuscitados juntos para a glória imortal.

O que foi visto na abertura do sexto selo?

“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro, como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue”; Apocalipse 6:12.

NOTA. – Isto se refere inquestionavelmente ao grande terremoto de 1 de Nov. De 1755, o qual abrangeu 4.000.000 de milhas quadradas. Lisboa, Portugal, a qual tinha antes 150.000 habitantes, foi quase inteiramente destruída. É dito que 90.000 pessoas pereceram naquela ocasião. (Ver Enciclopédia Britânica). Como um escritor a descreveu: “O choque do terremoto foi instantaneamente seguido pela queda de toda igreja e convento, quase todos os grandes edifícios públicos, e um quarto das casas. Cerca de duas horas após, surgiram focos de incêndio em diferentes partes, e avançaram com tal violência, que a cidade foi completamente desolada. O terremoto ocorreu em um dia santo, quando as igrejas e conventos estavam cheios de pessoas, muito poucas das quais escaparam”. “O terror do povo era indescritível. Ninguém chorou: estava além das lágrimas. Eles corriam para cá e para lá, delirando com horror e assombro, batendo em suas faces e peitos, clamando: “Misericórdia! O mundo está se acabando!” Mães esqueceram suas crianças, e correram para as igrejas em busca de proteção; mas em vão foi exposto o sacramento; em vão as pobres criaturas abraçaram os altares; imagens, sacerdotes e povo foram lançados em uma só ruína.” “Noventa mil pessoas supostamente perderam a vida naquele dia fatal”.

O que deveria seguir-se ao grande terremoto?

“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro, como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue”; Apocalipse 6:12.

NOTA. – Isto refere-se ao dia escuro de 19 de Maio de 1780, quando as trevas e a escuridão eram tais de maneira a levar à opinião geral de que o dia do juízo estava às portas. Ver Pres. Dwight, in Connecticut Historical Collection, e outros autores citados no material: “Our Lord’s Great Prophecy.” página 35.

Qual era o próximo evento a ocorrer neste selo?

“E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte”. Apocalipse 6:13.

NOTA. – Isto foi cumprido na chuva de meteoros de 13 de Novembro de 1833 Descrevendo a cena na vizinhança das Cataratas do Niágara, um escritor disse: “Nenhum espetáculo tão terrivelmente grande e sublime foi jamais contemplado por homens do que o firmamento descendo em furiosas torrentes sobre a escuridão e a rugente catarata.”Our First Century, página 330

Henry Dana Ward, periodista do Jornal do Comércio, disse, com respeito à queda de estrelas de 13 de Nov. De 1833 (edição de 15 de Nov. 1833): “Onde eu procurar buscar uma símile na natureza para ilustrar a aparência dos céus, não consigo encontrar uma tão adequada quanto a descrição a qual São João usa na profecia (apoc. 6:13). A queda das estrelas não veio como se diversas árvores estivessem caindo, mas como uma; aquelas que apareceram no leste, caíra para o leste; as que apareceram no norte, caíram para o norte; as que apareceram para o oeste, caíram par o oeste; e aquelas que apareceram para o sul, caíram para o sul. E elas não caíram como caem frutas maduras. Longe disto; elas voaram, como se fossem lançadas, como uma fruta verde que primeiramente recusa deixar o ramo; e quando, sob uma pressão violenta, quebra-se sua ligação, ela voa rapidamente, descendendo diretamente; e na multidão cadente, algumas cruzam o caminho das outras, assim que são lançadas com mais ou menos força, mas cada uma cai do seu próprio lado da árvore”.

O que deveria seguir-se ao sinal da queda das estrelas?

“E o céu retirou-se, como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares”. Apocalipse 6:14.

NOTA. – Nós estamos agora situados entre os dois dos últimos sinais nos céus, e a remoção dos céus e da terra sólida de seus lugares. Os sinais que marcam que a aproximação do Salvador e a dissolução das coisas mundanas estão todos no passado, e o mundo espera o soar da última trombeta no encerramento do emocionante drama. Então os ímpios de todas as classes irão fugir para as cavernas e fendas das rochas, em uma infrutífera tentativa de esconder sua culpa dAquele que agora senta-se no trono.

Após a obra do selamento ser trazida à vista em Apoc. 7, que ocorre durante o sexto selo, como é o sétimo selo introduzido?

“E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu, quase por meia hora”. Apocalipse 8:1.

NOTA. – O sexto selo introduziu os eventos conectados com a segunda vinda de Cristo. O sétimo deve referir-se àquele evento, e o efeito que o segue. Quando Cristo vier, todos os anjos santos irão acompanhá-lO (Mateus 25:31). Se todos os tocadores de harpas deixarem as cortes celestiais, segue-se que o silêncio reinará no céu durante sua ausência. Uma meia hora de tempo profético seria algo em torno de sete dias. Ver capítulo 44 deste livro, intitulado “Um Símbolo Marcante”.